Valentino‏ escrita por TM


Capítulo 37
Fine




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/621258/chapter/37

Depois de algum tempo, tornaram-se raras as vezes que recebi notícias ou cartas de meus filhos. É necessário dizer que, caro leitor, não sou merecedora de pena. Estava grávida novamente, é verdade, parece-me que a criança sabia que não era fruto de amor e acabou não desenvolvendo-se, resultando no óbito. Bartolomeo não me quisera por perto após tal incidente e acabara se envolvendo com uma dama da escuridão, chamada de Anna Maria Luísa, la formosa.

Dia 12 de março de 1475. Agora tinta, deixe-me contar sobre o destino.

O papa Alexandre VI já havia chegado a mansão dos mortos há algum tempo; tua princesa, Roma, recordo-me que parecia que ia acabar com o Estado Papal. A maioria de seus cardeais escondiam o sorriso, pois bem sabes que os Borgia não eram amados nem queridos do clero nem da alta classe. O próximo papa já era conhecido entre a região e o duque de Valentinois foragido.

Quando o sino bateu nessa manhã, fora deixada uma carta em meu quarto. Alegrei-me pois poderia ser notícia de meus pequenos. Mas, na carta havia a palavra “Valentino” em dourado, respirei fundo antes que pudesse abrir. Cesare fora um monstro durante mais da metade de sua vida sangrenta, todavia ainda assim era pai de meus filhos.

Querida Georgia Machiavelli-Borgia,

Segure-se bem neste momento, pois se esta carta está em sua posse, é porque estou morto. Até então, encontrava-me na então cidade de meu cunhado, Navarra. É notório o controle do novo papa eleito, Júlio ll e o rei de Castela, em Roma. Seu principal objetivo sempre fora acabar com a família Borgia, acabar com o império que meu pai construiu e tu bem sabes que, como principal colaborador no mandato de meu pai, eu sou o primeiro de sua lista.

Peço que não chores por mim, por hora não. O principal alvo de meus inimigos são Romeo e Isabella; deve estar se perguntando “por que não Luísa? Se ela é a filha legítima com direito á todos os benefícios de teu pai”, pois bem, não é difícil responder. Desde que nossos filhos nasceram eu sinto como se pudesse morrer a qualquer momento por eles. Isso é amor, Georgia? Será que depois de viver uma vida miserável baseada na futilidade e na corrupção do clero e pessoal, eu finalmente encontrei o amor? Isso só Deus poderá responder-me.

Tudo o que já fora meu um dia será encaminhado para Charlotte e Luísa, enquanto á Isabella e Romeo, pedi para que alguns espiões meus garantissem vossa segurança. Presumo que vossa senhoria não imagine onde as crianças estão, não és? Elas estão em um castelo simples localizado longe de toda sujeira de Paris, Versalhes. Cuidei para que Romeo fosse encaminhado para tornar-se um grande duque, assim como teu marido és, o mesmo com Isabella.

Se conseguiram me alcançar, poderão facilmente alcançar-te, princesa. Cuidado.

Tenho que ir.

Saudações,

Agora e para sempre, todo seu,

Cesare Borgia, duque de Valentinois.

A carta escorregou de minha mão e beijou o chão, e em seguida, um soldado de nosso exercito viera dar a confirmação: Cesare Borgia foi morto em Navarra aos 31 anos; morrera longe da cidade que o viu nascer e tornar-se indomável. Escrevi uma carta para meu marido num ato de desespero, e rapidamente perguntei se havia cantarella para dar-lhe aos ratos. Havia. Era melhor eu traçar meu fim do que ser abusada e morta em seguida; como somente eu sabia onde meus filhos estavam, queimei a carta de Cesare. Misturei cantarella com um pouco de vinho e aguardei para encontrar a Morte. O primeiro sintoma foi uma forte dor de cabeça e falta de ar, coloquei as pontas dos dedos em minha boca e vi um líquido vermelho. Estava feito. Havia acabado.

Giorgia di Maria Machiavelli estava sobre o chão; seus longos cabelos louros estavam opacos, escorria sangue de sua boca e sua pele, que antes era rosada e cheia de vida, era num tom lilás. Bartolomeo leu a carta e pôs-se a chorar.

Marido,

Devo assegurar-te que foi uma honra ser sua amiga e esposa durante todo esse tempo, mesmo vossa senhoria sabendo do meu caso com Valentino jamais deixara-se abater, inclusive, cuidara de meus filhos como se fossem vindos de ti.

Quero deixar registrado a minha gratidão por vossa senhoria. Tive uma infância complicada, sozinha, sem o apoio de ninguém – fui deixada para morrer quando era apenas um feto, mas vossa senhoria me fez sentir que era necessário passar por todas as coisas ruins para chegar ao ápice, á você.

O principal motivo disso fora a morte do duque, tu já deves saber. Depois dele, eu sou o alvo principal de seus inimigos e sabe lá Deus o que tais desertores podem fazer com minha pessoa. Poupei-lhe a invasão; aposto que iriam invadir nossa sala para prender-me. Não me sinto culpada por isso, Bartolomeo, era preciso.

Sobre meus filhos? Dois eu não tivera mais notícias, a maldição de ser um Borgia, não concordas? E quanto ao que eu perdi, não me culpe. Entendo suas necessidades com Anna Maria Luísa, eu não ficaria triste se fosse só por isso, acredite. Depois da perda, tu passou a viver como se eu não existisse e nem importasse mais para ti. Isso me corroeu aos poucos. Pois assim como tu eras pra ser pai, eu era pra ser mãe, fui eu quem gerou a criança, e tu ainda me culpas! Não tivera culpa de nada além de amar de mais quem não deveria e tu bem sabes.

Espero que perdoe-me por isso e que rezes por mim. O que eu fiz fora o mais grave dos pecados, mas Deus bem sabe os meus motivos e minhas angústias quanto á isso.

Que tu possas casar novamente, mas que desta vez encontres alguém que ama-te assim como tu amou-me no começo da nossa relação. Peço para que não investigue mais nada sobre os Machiavelli, o futuro de meus filhos pertence á e somente só a Deus.

Que Deus lhe dê alegrias e bons frutos, tu és merecedor. Mas não esqueça-te das más coisas que fizera comigo, pois Deus não esqueceu, e eu também não.

— G.

O enterro de Giorgia teve notoriedade em toda a Europa, Bartolomeo cuidou para que fosse tudo do bom e do melhor; seu vestido era vermelho e tinha fios de ouro. Fora sepultada na Igreja di Maria, uma igreja local romana.

Bartolomeo casara-se de novo, desta vez com uma princesa espanhola. Morreu aos 40 anos, vítima de varíola.

Romeo tornara-se um duque e chefe político, assinara como Borgia e era conhecedor da história de seus pais, da qual escrevera três romances.

Bella fora considerada a mulher mais bonita da época, casando-se com um nobre inglês.

Ao longo dos anos a linhagem Machiavelli-Borgia passou a ser substituída e extinta, até que não sobrassem mais pessoas, apenas a lenda que acabara de conhecer.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E hoje encerra-se um ciclo tão bonito... Obrigada a todos que acompanharam até aqui, de verdade. Sem vocês nada seria possível; Giorgia não ganharia vida e nem eu - como escritora. GRATIDÃO! - TM.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Valentino‏" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.