Os contos da Vovó Cida escrita por Lee Barboza


Capítulo 1
João e Mariazinha.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/536249/chapter/1

João e Maria moravam com seu pai e sua madrasta em um lugar distante da cidade. Sua madrasta estava gravida e não queria que João e Maria dividisse o amor de seu pai com o bebê, então pediu para o seu marido se livrar das crianças pois caso contrário, ela iria embora com o bebê. O pai das crianças não sabia o que fazer para abandonar as crianças.

– Mulher, eu não sei como vou me livrar deles, eles vão acabar sendo mortos se deixá-los sozinhos na mata. - Falou o homem.

– Vamos pensar em um jeito...

– Estou pensando em levá-los para pegar mel e deixá-los perto da estrada. - Respondeu o homem acendendo o lampião pois já estava escurecendo.

– Isso, fale para eles irem pegar mel e que quando o vento soprar a cabaça é para eles irem te encontrar no final da estrada.

Eles não sabiam mas João estava ouvindo a conversa e foi logo contar à Mariazinha.

– Maria, nosso pai está querendo nos abandonar amanhã, o que vamos fazer?

– Temos que convencer ele a não fazer isso!

– Não há volta, a madrasta falou que era pra ele escolher entre nós ou ela e o bebê.

– Mas como ele vai fazer? temos que armar um plano para escapar.

– Ele vai nos levar para pegar mel lá na mata e vai pedir para nós irmos até o final da estrada e quando tocar a cabaça é pra nós encontrá-lo na estrada que ele vai estar lá nos esperando mas na verdade ele quer que nós se perca pela mata e não saibamos voltar para casa.

– Temos que arrumar algo para marcar o caminho e sabermos voltar.

– Isso, vai pensando em algo que amanhã temos que estar com tudo certo para não nos perdermos.

– Ok, vou dormir agora.

Amanheceu e o pai veio chamá-los para ir pegar mel com ele e João arrumou pães para marcar o caminho que eles iam passando. O plano que ele tinha combinado com a mulher havia funcionado, a cabaça soprou e quando as crianças foram encontrar seu pai, ele não estava lá. Então João foi seguir os pedaços de pão que havia deixado no caminho mas alguns pássaros da mata comeu eles. As crianças não tinham como voltar para casa então decidiram andar por entre a mata e tentar encontrar algum lugar para ficar.

Quando estavam em cima de uma montanha avistaram uma casinha lá embaixo e desceram correndo pra ver se tinha alguém. João chegou devagar e viu uma senhora que estava fritando bolinhos, então decidiu ir na janela roubar alguns pois ele e Mariazinha estavam morrendo de fome. Ele pegou um graveto e se escondeu, toda vez que a senhora virava ele roubava um. Quando a senhora percebeu que seus bolinhos estavam sumindo ela falou:

– Futa, Futa, meu gatinho, rouba todo meu bolinho!

Quando ela viu que havia alguém ali, ela abriu a porta e saiu. João se assustou com o berro que a senhora deu.

– Ah, te peguei!

– Desculpa, senhora. Eu e minha irmã fomos abandonados pelo nosso pai. Não temos lugar pra ficar.

– Deus, como alguém consegue abandonar os próprios filhos? Podem ficar aqui, tenho um lugar para vocês.

João chamou Mariazinha e eles entraram na casa daquela doce senhora.

– Venham crianças vou levar vocês para conhecer o lugar onde vão dormir. - Falou a senhora.

Eles entraram em um quarto escuro, sem cama e sujo.

– Venha cá, menino. Você irá dormir aqui, ficará trancado enquanto sua irmã irá trabalhar para mim. Quando você engordar, eu irei te cozinhar.

João ficou trancado no quarto e Mariazinha começou a chorar com medo. A senhora falou que se ela não a obedecesse, ela iria cozinhar Maria também. Naquele dia, a senhora pediu para Maria levar comida a seu irmão para que ele engordasse logo. Maria foi até o quarto e chamou João.

– João, ela quer que você engorde, então coma somente metade do que eu trouxer. Eu vou dar um jeito de tirar você daqui.

– Eu vou fazer isso, tente dar um jeito de matar essa velha.

– Menina! Cadê você? - Gritou a senhora. -

– Já estou indo!

Quando Mariazinha chegou, a senhora pediu pra que ela buscasse lenha para colocar na fogueira pois essa noite iria fazer muito frio. Maria saiu pela mata procurando, quando começou a cortar, ouviu uma voz calma te chamando.

– Maria, olhe para mim! - Dizia a voz.

Maria virou e viu uma mulher toda de branco, parecendo um anjo.

– Quem é a senhora? - Interrogou Mariazinha.

– Eu sou Maria, mãe de Jesus. Vim te ajudar, sou protetora das crianças. - Falou a mulher.

– Mãe misericordiosa, meu irmão está trancado. Preciso de sua ajuda.

– Mariazinha, a senhora é uma bruxa e irá pedir todo dia para que João mostre seu dedo para ver se ele está engordando, peça para ele pegar algo fino e colocar toda vez que a senhora pedir, ela não vai reparar muito pois é quase cega.

– Eu irei fazer o que a senhora falou. - Falou Mariazinha.

Uma luz muito forte clareou seus olhos e a senhora desapareceu com o clarão. Mariazinha voltou para a casa com as lenhas e foi até o quarto de seu irmão e explicou o plano e tudo o que tinha acontecido.

Naquela noite, João cortou o rabo de um rato para usar quando a senhora pedisse para ele colocar o dedo. No outro dia, após o almoço, a senhora apareceu e pediu para ele mostrar seu dedo e João mostrou o rabo do rato, então a senhora falou que ele estava muito magro e precisava de mais comida pois logo estava chegando o dia de cozinhá-lo e ele estaria magro ainda. Mariazinha estava cozinhando no caldeirão e ouviu o que a senhora falou então teve uma ideia. Ela pediu para que a senhora fosse cortar lenha pra ela pois ela estava cozinhando e estava já acabando a lenha para o caldo. A senhora saiu, então Maria procurou a chave do quarto de João, passou um tempo e ela não conseguiu achar, então foi ao quarto da senhora e começou a procurar, ela revirou o guarda- roupa e então correu pra ver embaixo da cama, onde tinha um caixinha, quando Maria abriu, a chave estava lá. Então ela abriu o quarto e correu para abrir o quarto de João. Quando ela estava abrindo, ela ouviu que a senhora estava chegando, então abriu e falou para João que eles deveriam pular a janela que dava para uma mata. Então eles fugiram e a senhora ficou berrando de ódio por perder uma empregada e um jantar.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Os contos da Vovó Cida" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.