Manu e Rodrigo - A Vida Segue escrita por Vanessa


Capítulo 4
"O papai vai morar em casa com a gente?"


Notas iniciais do capítulo

No capítulo anterior, Manu ensinou Júlia a preparar uma lasanha, o prato preferido da pequena. Enquanto faziam bagunça na cozinha, Rodrigo apareceu na casa, assim como havia comentado com a chef. E foi neste momento "família" que o arquiteto descobriu que a ex-mulher não estava mais com Gabriel.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/465774/chapter/4


Rodrigo: Isso que a Júlia falou sobre você e o Gabriel... É verdade? Por que você não me contou?
Manu: Rodrigo, vamos deixar para conversar sobre isso depois? Está tarde, amanhã a Júlia tem aula cedo, eu também estou cansada...
Rodrigo: Só me responde, Manu: é verdade?
Manu: Sim.
Júlia: Mamãe, o que vocês estão conversando aí na cozinha?
Manu: Nada, minha filha, seu pai já está indo embora.
Júlia: Ah, não, papai, fica mais um pouco.
Manu: Filha, você precisa ir dormir, eu também.
Júlia: Mas o papai pode dormir no meu quarto, e eu durmo com você.
Manu: Não, meu amor.
Rodrigo: Jujuba, eu te coloco para dormir, está bem?
Júlia: Pode ser...
Manu: Bom, então eu já vou para o meu quarto. Rodrigo, você tranca a porta quando sair?
Rodrigo: Sim, claro.

Manu deixa a cozinha e vai até a mesa, onde Júlia brinca com os talheres. A mãe tasca um beijão na filha e sobe para o quarto. Rodrigo só a observa.

Rodrigo: Jujuba, passa os pratos aqui para eu terminar de arrumar a cozinha?
Júlia: Poderia ser sempre assim, né, papai? Queria te ter aqui todos os dias.
Rodrigo: Eu também, minha filha.
Júlia: Por que você não volta?
Rodrigo: Agora não dá, minha princesa. Mas quem sabe outro dia? Vamos para a sua caminha?
Júlia: Só se você me contar uma história bem legal. A minha mãe me conta todo dia.
Rodrigo: Eu sei, Ju. Pode deixar que eu conto pra você também.
Júlia: Oba!

Já vestida com o pijama de Princesa, seu personagem de desenho preferido, Júlia ajuda Rodrigo a tirar todos os bichos de pelúcia de cima da cama. Logo depois, se esparrama pelo colchão e recebe o carinho do pai.

Rodrigo: Que tipo de história você quer, Ju?
Júlia: Ah, queria que você continuasse a que minha mãe me contou.
Rodrigo: Mas aí não dá, filha. Como eu vou saber que história sua mãe te contou? Como que era?
Júlia: Ah, eu não lembro. Só se eu for lá perguntar pra ela. É melhor, né?
Rodrigo: Não, deixa ela descansar. Faz assim então... Me conta você uma. Como que você soube que a sua mãe Manu não está mais com o Gabriel? Ela te falou ou você ouviu?
Júlia: Ela me falou, ué.
Rodrigo: Ela te falou? E o que foi que sua mãe Manu disse?
Júlia: Que eles não estavam mais juntos, que agora eram só amigos.
Rodrigo: Só foi isso, meu amor?
Júlia: Só, ué.
Rodrigo: E ela ficou triste?
Júlia: Eu queria dormir já, papai, estou com sono. Amanhã você vem aqui pra gente brincar?
Rodrigo: Tá bom, minha filha. Agora fecha os olhinhos e pensa em uma coisa bem bonita antes de dormir. Você sabia que, quando a gente mentaliza algo bem legal, acontece?
Júlia: É? Então já sei o que eu vou pedir.
Rodrigo: O quê, meu amor?
Júlia: Para a gente ser de novo uma família.

Morrendo de sono, Júlia encosta a cabecinha no travesseiro e entra direto no 33º sono. Rodrigo aproveita a tranquilidade do momento para fazer uma espécie de retrospectiva de sua vida, desde o momento em que ele e Manu saíram à procura de um terreno em Porto Alegre para construir, juntos, a casa onde viveriam com Júlia. Foram semanas de muitas visitas a diferentes bairros até encontrarem um que atendesse à vontade de ambos: um espaço amplo, porém aconchegante, que remetesse à tranquilidade de Gramado, cidade em que Manu passou boa parte da infância.

Bem no íntimo, Rodrigo sabia que Manu sempre fora a mulher de sua vida. Por isso, mais do que nunca, o arquiteto estava decidido a lutar para recuperar tudo o que deixou para trás, embora soubesse que seria uma tarefa árdua. Primeiro, seria preciso resgatar a confiança de Manu.

Rodrigo dá um beijo no rosto de Júlia e deixa o cômodo. Dali da porta, percebe que a luz do quarto de Manu está acesa. É a deixa para ele ter a desejada conversa com a ex-mulher. Ao chegar até a porta, porém, Rodrigo declina. Acha melhor não insistir. Não naquele momento, já tarde da noite.

Do outro lado da porta, Manu tenta ler um livro, mas não se concentra na história. O motivo não poderia ser mais óbvio: Rodrigo. Após escutar os passos de Rodrigo em direção à porta, a cozinheira pensa neles dois, em como se apoiaram estes anos todos, em como cresceram juntos. Ao mesmo tempo, Manu ainda está triste com o término com Gabriel. No fundo, ela tinha a consciência de que não o amava, apesar de ter se esforçado para isso. Mas se tratava de um grande homem, com quem ela gostaria de manter os laços até onde fosse possível. E permitido.

Já é outro dia na capital gaúcha. A caminho do Sabores da Juju, Manu repassa na cabeça todos os compromissos daquela manhã. Há, entre eles, uma reunião com um fornecedor de chocolates suíços. Trata-se da nova moda das doçarias porto-alegrenses. Como uma empresária antenada nas tendências, Manu quer conhecer melhor o produto. Mas, antes, é preciso resolver assuntos pessoais, estes sempre em primeiro plano, ainda mais quando se tratam de Júlia.

Manu: Alô! Oi, Rodrigo.
Rodrigo: Oi, Manu, desculpe te ligar agora. Você pode falar?
Manu: Posso. É sobre a Júlia?
Rodrigo: É que, como a gente tinha combinado, eu acabei de falar com a Ana sobre a vontade da Júlia de ir passar alguns dias das férias em Gramado.
Manu: E o que ela achou, Rodrigo?
Rodrigo: Por ela, a Júlia pode ir sim. Ela até comentou que vai aproveitar para ficar alguns dias por lá com a Júlia e com a dona Iná. Parece que faz tempo que a Ana não vai pra lá. E aí a Ana me perguntou se eu tinha conversado com você, e eu respondi que você já tinha autorizado também.
Manu: Ah, ótimo. Quando for buscar a Júlia na escolinha, conto pra ela sobre a novidade. Tenho certeza de que ela vai ficar muito feliz, pensar em mil planos do que fazer em Gramado, o que comer, onde ir... Você conhece bem a Júlia, né?
Rodrigo: Sei como é, ela não vai parar de falar disso um minuto. Ah, antes que eu me esqueça, a Ana comentou que vai passar no final do dia para pegar a Júlia. Ela já quer viajar hoje. Acho que depois ela vai te ligar, disse que ia dar uma aula, mas depois faria isso.
Manu: Está certo. Obrigada.
Rodrigo: Beijos.

Assim que o ponteiro do relógio do escritório indica meio-dia, Manu desliga o computador e vai até a escola da filha. É o último dia de aula do ano. Júlia está que não se aguenta de felicidade porque, pelos próximos dois meses, terá como única preocupação brincar. Não haverá tarefas, não será preciso acordar cedo, nada disso. E o melhor: terá a mãe Manu, a mãe Ana e o pai em período integral.

Manu: Ju, eu tenho uma super novidade para te contar. Eu tenho certeza que você vai gostar muito!
Júlia: É? O que é?
Manu: Ah, assim não vale, você vai ter que adivinhar.
Rodrigo: É isso mesmo, Jujuba.

Manu toma um susto ao escutar a voz de Rodrigo, que chega por trás, sem ela perceber.

Júlia: Já sei! Vocês vão ser de novo namorados? O papai vai morar em casa com a gente? É isso?
Manu: Não, Ju... É outra coisa, uma coisa que você queria muito e falou muito sobre esses dias todos.
Júlia: Mas eu queria que vocês fossem namorados de novo. Eu falei isso todos esses dias.
Rodrigo: Vamos até a sorveteria e a gente conta o que é, o que vocês acham?
Manu: É que estou com um pouco de pressa...
Rodrigo: Vai ser rápido, e eu sei que você está em horário de almoço agora. Vamos, Manu?
Manu: Está bem, vamos.
Júlia: Oba, eu quero tomar um sorvete bem grande de chocolate. Posso, papai?
Rodrigo: Você pode tudo, meu amor.

Júlia só não pode, como exagera: pega uma banana split com todos os sabores possíveis. Ela pede que os três comam juntos a sobremesa. Como se fossem de novo uma família, dividem aquele momento entre brincadeiras, risadas e planos para as férias.

Rodrigo:
E aí, minha filha, você gostou da novidade?
Júlia: Ahã.. Você vai me visitar lá em Gramado, papai? Você poderia ir com a mamãe no final de semana, né?
Rodrigo: Vou ver se dá, minha filha, mas eu prometo que vou tentar.
Júlia: Aí a gente vai para aquele parquinho perto da bisa, sabe? Aquele que você e a mamãe sempre me levavam.
Rodrigo: Ah, mas aquele lá não é mais para uma mocinha como você.
Júlia: E você, mamãe? Você vai também, né?

Manu não tem nem tempo de responder à filha.

Manu: Alô, Gabriel?
Gabriel: Você me ligou? Desculpe não ter te atendido, estava em uma reunião.
Manu: Te liguei sim. Mas agora não consigo conversar. Mais tarde eu te ligo, pode ser?
Júlia: Mamãe, a gente vai para a fazenda do Gabriel?

Um clima constrangedor toma conta da mesa. Manu, ali na frente de Júlia, não quer conversar sobre isso com Rodrigo. Ele, por sua vez, não disfarça os ciúmes, e a cozinheira percebe o semblante de poucos amigos do ex-marido.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

No próximo capítulo, Manu, Júlia e Ana vão fazer compras para a viagem a Gramado. Horas depois, a chef se despede das duas, que pegam a estrada com destino ao interior. A partir daí, o caminho fica livre para Rodrigo passar uma borracha no passado e tentar construir uma nova história com Manu.