Resignação escrita por Elizabeth Darcy


Capítulo 1
Percepções


Notas iniciais do capítulo

Farei neste capítulo uma análise do próprio Capitão Wentworth sobre caráter, resignação e sua própria moralidade. O momento é quando ele vai a praia de Lyme enquanto os outros estão na hospedaria ou na casa dos Harville para cuidar de Louisa que se recuperava do acidente na praia.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/384254/chapter/1

Diante do mar que durante tão longos oito anos vira ele se despedaçar e se remontar mesmo com os pedaços faltando, sempre pela mesma causa, sempre por ela. Agora via ele resignado e tão frio como a pedra. Diante da mesma paisagem oscilante e infinita o Capitão Wentworth tentara se libertar do amor por Anne Eliot, e agora se via mais preso do que nunca.

Em suas injustas meditações concluíra que o caráter de Anne era inconstante e fraco, ao vê-la por uma leve implicância de uma velha amiga e vizinha, como soubera ele, Anne foi capaz de abandoná-lo à deriva sem se importar o quanto feria-o com a própria consciência que procurou por noites em claro encontrar alguma explicação razoável. Tudo sem sucesso.

"E então eu fiz com que ela fosse. Eu não podia suportar que ela se deixasse intimidar quanto à visita por uma besteira dessas. Como! Fazer-me desistir de algo que eu estava decidida e que sabia ser certo, por causa dos modos e interferências de determinada pessoa ou qualquer uma que fosse? Não, não posso nem imaginar que alguém se deixe persuadir com tao facilidade. Quando tomo uma decisão, está tomada, e Henrietta parecia muito ter tomado a decisão de visitar Winthrop hoje; e mesmo assim ela estava quase desistindo , por causa de uma complacência absurda!" Falou Loisa.

"Ela teria voltado se não fosse você?" Perguntou o capitão.

"Teria sim. Tenho quase vergonha de dizer isso."

"Feliz dela, que tem uma mente como a sua a que pode sempre recorrer! Depois das indicações que você acaba de passar, e que só confirmam minhas próprias observações da última vez que estive na companhia dele, não preciso fingir não compreender o que está acontecendo. Vejo que estava em questão mais que uma mera visita matinal à sua tia; e ai dele e dela também quando se trata de coisas importantes, quando deparam com situações que exigem energia e firmeza de espírito, se não tiverem determinação suficiente para resistia a ociosas intromissões em coisas triviais como esta. Sua irmã é uma boa pessoa, mas vejo que você é quem tem caráter resoluto e firme. Se você se importa com a conduta ou felicidade dela, tente infundir nela o máximo de seu espírito que puder. Mas não há dúvida que é isso que você vem sempre fazendo. O mais grave mal de uma personalidade passiva e indecisa é que não se pode contar com nenhuma influência sobre ela. Nunca temos certeza que uma boa impressão seja duradora; todos podem modificá-la. Seja firme quem quiser ser feliz..."

O Capitão Wentworth se lembrava de ter dito cada palavra a Louisa, em um passeio em Winthrop, enaltecia o caráter não volúvel, que se mantinha como pedra, ordenara que a moça o mantivesse sempre, e agora ela se encontrava inconsciente em uma cama em Lyme, por sua causa que foi incapaz de cogitar alterar as decisões da menina, ela pulara.

Frederick via agora como o extremo lhe é danoso, nenhum bom caráter deveria ser firme, nem feito de fumaça, deveria ser moldável como argila que ao ir ao fogo e amadurecer se tornava tão sólida como pedra, exatamente como o de Anne Eliot, por mais persuadida que ela tivesse sido e agora parecesse completamente mudada, nenhum destes oito anos mudou nela o que a muito já havia sido feito pedra, e nem período tão longo e ao mesmo tempo tão curto, ela se moldava da melhor forma possível para a vida que teve. Sua determinação e força sempre estiveram presentes, não para próprio uso, mas para os outros, ela comandara Benwick para os primeiros socorros de Louisa, tentara acalmar a irmã, segurar Henrietta que desmaira, ele próprio pedira a ela um conselho de como continuar, e tinha certeza que esta não era a primeira vez que fazia tudo pelos outros, lembrava ele, de ouvi-la dizer que tinha um pai e uma irmã mais velha que pareciam extremamente alienados em muitos assunto, pouco importava a eles o que não se tratava de manter sua posição de nobre ou seus privilégios.

Fora e continuara sendo uma jovem sensata, imparcial e respeitável, talvez agora resignada pela vida que levava, mas jamais a vira discutir algo que não tivesse sido prontamente chamada para fazer e agir entre a irmã e o cunhado de forma tão delicada e cuidadosa. Se antes podia pensar que nunca tivera recebido um novo pedido de casamento e por isso aos vinte e sete anos permanecia solteira, ele se enganara, o próprio cunhado a tinha proposto um ano antes de se unir a irmã dela, mesmo com uma nova influência de Lady Russell ele sentia que não fora por isso que não o aceitara.

A muito ela o tinha perdoado, ele sabia disso, também tentara ao máximo fazê-lo, mas o fato de tê-la amado constantemente o resignara e parecia tornar intocável o perdão até agora. Mas ele a perdoava, nesse momento, onde só poderia rezar pela recuperação de Louisa e então contrair o matrimônio por ser o culpado de tudo, agora que ele se uniria a alguém que nunca poderia amar completamente, ele perdoava Anne por tê-lo deixado e queria poder ouvir dela esse perdão.

Agora que o riqueza nada mais importava, porque o acidente havia se posto entre eles, ele a queria mais que nunca, a amava. Mas estava ele preso ao mesmo destino de Benwick que perdera um longo tempo a procura da fortuna e promoção para poder se casar com a moça que amava, mas a morte não esperou nem mais um segundo para levá-la e agora deixar um pobre homem melancólico. Ele nunca se casaria com a amada, talvez nunca mais a visse, ele estava impedido de alcança-la da mesma forma que ela esteve a oito anos.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Persuasão a meu ver não é um livro para Anne Eliot, mas para Frederick Wentworth, mostra a desenvoltura dele na história, superando o orgulho, a julgamento injusto e as magoas do passado e seus princípios imutáveis adquiridos depois de oito severos anos.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Resignação" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.